Saiba mais sobre o local onde é possível ver o sol nascer 16 vezes por dia.
Não é muito comum pensarmos que o sol pode nascer mais de uma vez por dia, mas da ISS (international Spacial Station) sigla para Estação Internacional Espacial em português, é possível ver o sol nascer 16 vezes por dia. O espetáculo que vemos em solo terrestre, é único em nosso sistema solar, mas já imaginou ver o nascer do sol de cima? Os astronautas da ISS veem o tempo todo. Confira uma foto de uma das escotilhas:
Cada uma das camadas que vemos é um pedaço da atmosfera terrestre, de baixo para cima, temos o solo terrestre em marrom escuro, troposfera(laranja), estratosfera(mix de laranja com azul), alta atmosfera(azul), espaço profundo(preto). Essa imagem foi registrada em 11 de junho de 2011 direto da ISS,
A troposfera, tem altura de 6 a 20km de altura e contem a massa de 80% da atmosfera e quase toda agua em forma de vapor. A troposfera é o local onde as nuvens de formam e consequentemente de onde a chuva vem.
A estratosfera não contém muito vapor de água nem muitas nuvens, vai do fim da troposfera até 50km de altura.
A alta atmosfera inclui a mesosfera, termosfera, ionosfera e exosfera, a medida em que avança-se nessas subcamadas, os gases são cada vez mais rarefeitos, e assim vemos os diversos tons de azul e o degrade para o preto do espaço profundo.
Os astronautas devem ser muito rápidos para tirar fotos do nascer do sol, a ISS orbita a uma velocidade linear de 28 mil km por hora, enquanto que a terra tem a velocidade de rotação na linha do equador de 1,675 mil km por hora, por isso o nascer do sol terrestre dura minutos e o da ISS poucos segundos.
Veja o vídeo a seguir: